top of page
Prancheta 1exames.png

Alergia Alimentar

alergiabranco.png
alergia.jpg

O que é alergia alimentar?

Alergia alimentar é uma reação inflamatória a algum componente de um alimento, bebida ou suplemento alimentar, quando ingerido. Ela surge num intervalo de até seis horas depois da ingestão do alimento, mas pode ser imediata.

 

Quais são os sintomas da alergia alimentar?

A maioria das alergias alimentares manifesta sintomas leves como coceira, vermelhidão na pele, coriza ou irritação nos olhos, mas pode chegar a reações mais graves como dispnéia (falta de ar), tontura e desmaio.

 

O que causa a alergia alimentar?

A alergia alimentar é uma predisposição genética, relacionada à produção atípica dos anticorpos imunoglobulina E (IgE) pelo organismo em face de determinadas substâncias contidas naquele alimento.

 

Quem está mais sujeito a alergias alimentares?

Bebês e crianças têm mais chance de manifestar crises, mas essas alergias podem desaparecer com o tempo. Adultos podem desenvolver alergias em qualquer idade. Em geral, quem já sofre de asma, eczema, urticárias e outras doenças autoimunes, está mais sujeito ao problema.

 

Alergia alimentar é grave?

Na maioria dos casos as alergias alimentares provocam sintomas leves que desaparecem em algumas horas, porém alguns casos podem gerar respostas mais graves, levando à obstrução da garganta por edema da glote e asfixia, ou choque anafilático. 

 

Quais alimentos causam mais alergias?

Qualquer alimento inofensivo para a maioria pode causar alergia a determinadas pessoas, mas os mais comuns são frutos do mar (camarão, lagosta, caranguejo), peixes, amendoim e outras oleaginosas, soja, leite e ovo.

 

Alergia alimentar é a mesma coisa que intolerância alimentar?

Não. Na intolerância alimentar, o organismo é incapaz de produzir as enzimas necessárias para digerir o alimento, daí a reação inflamatória disparada pelas imunoglobulinas IgG. Já na alergia alimentar, o alimento é digerido, mas o organismo dispara a reação inflamatória mediada por anticorpos IgE contra certos componentes do alimento.

 

Qual o tratamento para alergia alimentar?

O tratamento para alergia alimentar é basicamente preventivo, identificando e eliminando da dieta os alimentos causadores do problema. Mas dependendo da gravidade da crise, os sintomas podem ser minimizados com medicamentos anti-histamínicos ou corticóides.

 

Qual o exame para diagnosticar a alergia alimentar?

Os exames de IgE Total e IgE Específico investigam a produção dessas imunoglobulinas em geral e em particular, submetendo o soro sanguíneo ao contato com cada alimento suspeito e avaliando a reação desencadeada.

bottom of page