top of page
Prancheta 1exames.png

Varíola do Macaco

iconesvaríolabranco.png
variola.jpg

O que é Varíola do Macaco?

A Varíola do Macaco é uma infecção viral causada pelo vírus Monkeypox, e similar à varíola causada pelo vírus Varicela, já erradicada.

 

Por que a Varíola do Macaco tem esse nome?

A Varíola do Macaco é uma zoonose, isto é, uma infecção que se transmite entre espécies. O nome se deve ao fato de ter sido identificada inicialmente num macaco, mas ela contamina igualmente humanos, roedores e outros mamíferos.

 

Quais são os sintomas da Varíola do Macaco?

O sintoma mais evidente da Varíola do Macaco são as lesões de pele em formato de erupções ou bolhas que aparecem no rosto, mãos, pés ou genitais. Além disso, surgem inchaço nos gânglios linfáticos, febre, fadiga e dores de cabeça e no corpo.

 

Como a Varíola do Macaco se transmite?

A transmissão da Varíola do Macaco ocorre no contato próximo com os contaminados através da saliva, sêmen, secreções respiratórias e das lesões, e também pode ser transmitida pela mãe ao feto através da placenta. 

 

Como me prevenir contra a Varíola do Macaco?

O uso de máscara protege contra as gotículas de secreção respiratória que podem conter o vírus. Evite beijos e abraços e qualquer contato com lesões associadas à doença. Lave as mãos com frequência, principalmente após tocar superfícies não higienizadas.

 

Varíola do Macaco é grave?

A Varíola do Macaco é uma doença da baixa letalidade, isto é, baixo risco de óbito. Porém e alguns casos pode levar a complicações como infecção por bactérias oportunistas, broncopneumonia, encefalite e infecção da córnea com risco de perda da visão.

Qual o tratamento para a Varíola do Macaco?

Não há tratamento específico para a Varíola do Macaco, apenas para aliviar os sintomas, com analgésicos e antitérmicos. As lesões devem ser higienizadas e mantidas cobertas para evitar infecções. Os sintomas desaparecem em média em duas semanas.

 

Qual exame identifica a Varíola do Macaco?

Para diagnóstico da Varíola do Macaco é realizado exame molecular de PCR com amostra coletada por swab do material genético presente nas lesões.

bottom of page